Algumas pessoas adoram, outras acham sem graça, e talvez por isso não tenha o alcance e a fama que merece. A abóbora centenária (ou sechio) é um vegetal pouco conhecido, mas que oferece grandes benefícios nutricionais e terapêuticos para o nosso organismo. Nutre células, órgãos, músculos e tecidos com micronutrientes essenciais, minerais, enzimas e vitaminas.
A abóbora centenária também é muito eficaz para perder peso , por uma longa série de razões que listamos a seguir. É possível comprá-lo nos supermercados mais bem abastecidos, mesmo que não seja muito difundido. Inclua-o em sua dieta para aproveitar seus incríveis benefícios.
É rico em fibras. Por isso é um grande aliado das dietas de emagrecimento, pois é capaz de aumentar a sensação de saciedade, favorecendo o trânsito intestinal, eliminando toxinas e tendo pouquíssimas calorias. As fibras ajudam a reduzir o colesterol, tratando a prisão de ventre.
Regula os níveis de açúcar no sangue. A fibra também é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue, retardando a degradação dos carboidratos, que são lentamente absorvidos pela corrente sanguínea.
Combate a anemia. A abóbora centenária contém muito ferro e vitamina B2, que aumentam a produção de glóbulos vermelhos no sangue. A vitamina B2 é necessária para estimular o movimento do ferro armazenado nas nossas células.
É diurético. O alto teor de água e potássio, e o baixo teor de sódio, fazem da abóbora centenária um excelente alimento diurético, que promove o equilíbrio hídrico.
Fortalece o coração. É rico em minerais e vitaminas que promovem a saúde do coração. Ácido fólico, potássio e magnésio são apenas alguns deles.
Promove a saúde da tireoide. A abóbora centenária contém zinco, que regula a conversão de T4 em T3. O cobre estimula a glândula tireóide e evita a produção excessiva do hormônio T3.