Plantando lírios do vale: o guia completo para fazer seu jardim florescer com alegria e doçura

O lírio do vale, com seus delicados sinos brancos e perfume sedutor, é uma planta perene que dará um toque de frescor e romance ao seu jardim.

Muitas vezes está associado à sorte e à sorte e é tradicionalmente oferecido no dia 1º de maio.

Mas você sabe qual a melhor forma de cultivá-lo e cuidar dele?

Este artigo passo a passo irá guiá-lo através do processo de plantio, floração e cuidado dos lírios do vale para que você possa desfrutar plenamente de seus benefícios.

LEIA: Plantando peônias: segredos para cultivar e cuidar das peônias com sucesso em seu jardim

1. Escolha o local e a hora certos para plantar lírios do vale

O lírio do  vale  (Convallaria majalis) é uma planta que aprecia solos ricos em nutrientes, frescos e bem drenados.

Cresce melhor sob árvores ou arbustos, onde beneficia de luz a sombra parcial. Na verdade, esta planta florestal cresce naturalmente em solos de húmus e protegida da luz solar direta. É por isso que é importante proporcionar condições semelhantes no seu jardim.

Os lírios do vale são geralmente plantados no outono, entre setembro e novembro, para estimular o enraizamento antes do inverno e assim beneficiar da floração na primavera seguinte Porém, também é possível plantar as plantas em vasos na primavera, tendo o cuidado de regá-las regularmente para garantir um bom descanso.

2. Prepare o solo e plante as mudas de garra ou lírio do vale

Antes do plantio, é importante  preparar bem o solo  para estimular o desenvolvimento das raízes do lírio-do-vale.

Portanto, o trabalho deve ser realizado a uma profundidade de aproximadamente 20-30 centímetros, retirando pedras, raízes e ervas daninhas. Você também pode enriquecer o solo com composto ou terra para vasos para enriquecê-lo e facilitar a drenagem.

Os lírios do vale se espalham principalmente por meio de seus  rizomas, chamados de coroas , que podem ser adquiridos em um centro de jardinagem ou colhidos compartilhando a touceira de uma planta já estabelecida. Para plantar as garras, cave um buraco com cerca de cinco centímetros de profundidade e coloque a garra nele horizontalmente. Certifique-se de espalhar as raízes.

Em seguida, cubra com terra e pressione levemente. Para que a planta se espalhe bem, as garras devem estar espaçadas cerca de 10 a 15 centímetros.

Se você for   Maiglöckchen im Topf  entscheiden, você deve se preocupar com seu Behälter nehmen e em um Loch no gleichen Tiefe como o Topf pflanzen. Achten Sie darauf, zwischen den enzelnen Pflanzen einen Abstand von mindsestens 10 Zentimetern einzuhalten, damit sie Platz zum Wachsen haben.

Nach dem Pflanzen gründlich wässern, um die Wurzelbildung zu fördern. Anschließend den Boden mit toten Blättern, Holzspänen ou Stroh mulchen, um die Feuchtigkeit zu bewahren und das Wachstum von Unkraut zu verhindern.

3. Promova uma floração abundante e perfumada

O lírio do  vale geralmente floresce  entre abril e junho, formando lindos cachos de sinos brancos com um perfume atraente.

Para promover uma floração abundante, várias dicas podem ser implementadas:

  • Rega regular:  Os lírios do vale gostam de solos frescos, por isso é importante regá-los regularmente, principalmente em casos de seca ou calor extremo. Porém, tome cuidado para não manter o solo encharcado, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
  • Adicionando fertilizante:  Adicionar fertilizantes orgânicos, como composto ou estrume decomposto, pode promover o crescimento e a floração do lírio do vale. Contribua com este item no outono ou na primavera, misturando-o no solo ao redor das plantas.
  • Cobertura morta:  A cobertura morta ajuda a manter a umidade do solo, protege as raízes do frio do inverno e ao mesmo tempo limita o crescimento de ervas daninhas. Renove-o todos os anos.

4. Cuide dos lírios do vale para um desenvolvimento harmonioso

O lírio do vale é uma planta relativamente fácil de cuidar, desde que siga algumas regras básicas  :

  • Circuncisão:  Geralmente não é necessário podar o lírio do vale, pois suas folhas murcham naturalmente no final da temporada. Porém, você pode cortar as flores gastas para evitar que formem sementes, o que cansaria desnecessariamente a planta.
  • Divisão:  A divisão da touceira é um passo importante para garantir a renovação e vitalidade do lírio do vale. Faça este procedimento a cada 3-4 anos no outono, retirando as garras com uma pá e replantando-as imediatamente no local desejado.
  • Monitoramento de doenças e pragas:  Os lírios do vale podem ser suscetíveis a certas doenças, como o oídio ou podridão cinzenta, bem como à infestação de lesmas. Verifique suas plantas regularmente e trate-as com produtos apropriados, se necessário.

5. Aproveite os benefícios do lírio do vale no jardim e nos buquês

O lírio do vale é uma planta que traz muitos benefícios ao  seu  jardim:

  • Estética:  Conjuntos de sinos brancos e folhas verdes suaves criam um contraste elegante e refrescante, ideal para iluminar áreas sombreadas do seu jardim.
  • Aroma:  O sedutor aroma do lírio do vale, também denominado “perfume da felicidade”, é uma verdadeira mais-valia para criar um ambiente romântico e relaxante no seu espaço exterior.
  • Cobertura do solo:  Com seu rápido crescimento e capacidade de propagação em seus rizomas, o lírio do vale é excelente como cobertura de solo para áreas sombreadas onde é difícil o crescimento do gramado.