O sabugueiro é uma árvore perene, cuja altura pode variar de 2 a 10 metros. Cresce em áreas ensolaradas e também é comum na Itália. Os seus frutos e flores são comestíveis, excelentes para consumo em smoothies, compotas, molhos ou sopas, mas apenas se estiverem maduros.
Não é fácil digerir o sabugueiro, por isso não deve ser abusado cru (cozido torna-se inofensivo). O sabugueiro tem inúmeras propriedades para a saúde: estimula a transpiração, é laxante, purgante, diurético, antiinflamatório, antiviral, antiespasmódico, anti-séptico, bactericida, adstringente e sedativo.
Seus benefícios variam dependendo da sua aplicação (interna ou externa).
Uso interno do sabugueiro : combate tosse, febre, bronquite, é excelente para retenção de líquidos, trata insônia e dores de cabeça, combate prisão de ventre e doenças hepáticas. Nossos ancestrais usaram-no para produzir remédios eficazes para reduzir a inflamação dos rins e combater o reumatismo.
Uso externo do sabugueiro : pode ser usado para produzir xampu natural, combate hemorróidas, sangramento nasal, desinfeta feridas e queimaduras, clareia manchas na pele e é excelente para produzir cremes para a pele.
É possível consumir o sabugueiro em infusão: adicione uma colher de sabugueiro a um litro de água fervente e consuma todos os dias.
Lembre-se de consumi-lo sempre maduro, caso contrário pode ser tóxico.