Radiadores: cuidado com esse erro comum que aumenta sua conta

Com o início do inverno, o uso de aquecimento é imprescindível. Mas muitas pessoas cometem um erro muito comum que pode duplicar a sua fatura energética ao utilizar aquecimento. Explicação!

Você sabia que certas ações que podem parecer triviais para você podem, na verdade, levar a um consumo excessivo de energia e aumentar seus custos de aquecimento? É por isso que você precisa estar ciente desses erros e evitá-los.

Como sangrar o radiador e prepará-lo para o inverno?

Muitas pessoas não sabem usar este dispositivo corretamente. Não é, portanto, surpreendente que acabem com facturas energéticas excessivas. Para evitar desperdiçar seu dinheiro, você precisa prestar atenção especial ao seu radiador e mantê-lo adequadamente. Na verdade, existem alguns procedimentos a seguir todos os anos antes de reiniciar o aquecimento.

  • Sangrar um radiador: como se faz?

O seu radiador está frio ou só aquece depois de reiniciar? Isto pode ser   um sinal de que precisa ser eliminado  . Na verdade, após meses de inatividade, é muito provável que haja ar preso no interior. Aqui estão as etapas para corrigir esse problema:

  • Após identificar o radiador a ser sangrado, desligue-o e espere esfriar completamente.
  • Localize a válvula de ventilação (geralmente localizada no canto superior do radiador) e coloque uma bandeja embaixo dela para coletar a água que escapa após a evacuação do ar.
  • Usando uma chave de sangria, abra o parafuso e deixe o ar sair.
  • Se você ouvir um som sibilante, o ar foi liberado e agora você pode fechar a válvula.

Embora sangrar o radiador possa controlar o consumo de energia, há um erro a ser eliminado ao usá-lo.

Por que você deve evitar secar roupas no radiador?

Além dos problemas de umidade e mofo e dos perigos resultantes que podem afetar o sistema respiratório, pendurar roupas molhadas em um aquecedor faz com que o aquecedor trabalhe mais para desempenhar sua função principal. Na verdade,   pendurar a roupa no radiador pode dificultar a difusão do calor  , o que obriga o aparelho a   consumir mais energia   e, portanto, aumentar a conta.  Além disso, algumas roupas são feitas de tecidos inflamáveis ​​que têm maior probabilidade de pegar fogo quando entram em contato com uma fonte de calor. Por fim, a umidade liberada pelas roupas promove a formação de mofo no lar. 

Solução:   Se você tiver problemas com suas roupas que nunca secam no inverno e não consegue secar ao ar, compre um varal radiador.

Outros erros do radiador que levam ao consumo excessivo de energia

Além do erro de cobrir o radiador com roupas, existem outros hábitos comuns que podem aumentar sua conta de energia e que você precisa deixar de praticar com urgência:

  • Coloque os móveis perto do radiador

Colocar móveis (cortinas, sofás, etc.) em frente ou muito perto de um radiador corre o risco de  impedir a livre circulação do ar quente   na divisão, resultando num aumento do consumo de energia. Para evitar que isso aconteça e evitar danificar alguns móveis (couro ou outro material), é necessário mantê-los afastados do aquecimento.

  • Defina o aquecedor muito alto

A chave para reduzir o consumo de energia é nunca definir o aquecimento para uma temperatura muito elevada. Na verdade, além de aquecer excessivamente os ambientes, o aumento da temperatura do radiador acarreta custos energéticos significativos.

Como você deve ter entendido, os erros que podem fazer com que seu radiador consuma mais energia e duplique o valor de suas contas são numerosos e bastante difundidos. Porém, para evitar desperdiçar seu dinheiro, é absolutamente necessário mudar seus hábitos.