Todos nós fazemos a limpeza mais ou menos diariamente. Por trás desta atividade aparentemente inofensiva, existem riscos para a nossa saúde. Os detergentes comuns no mercado contêm substâncias nocivas e seria sempre bom optar por soluções muito mais ecológicas e naturais.
O que são produtos de limpeza doméstica potencialmente perigosos e como podem ser substituídos?
1 substituto de vinagre branco ou bicarbonato de sódio para alvejante
É um produto muito popular e ao mesmo tempo um dos mais tóxicos. A exposição a esta substância pode irritar a pele e os olhos, mas também causar problemas respiratórios, até mesmo ataques de asma. De acordo com um estudo, coloca especialmente as crianças em risco de contrair infecções respiratórias e outras. É preferível substituí-lo tanto quanto possível por desinfetantes naturais, caso contrário utilize-o apenas diluído em água. Atenção! Não deve ser utilizado na desinfecção de frutas e vegetais.
Felizmente pode ser substituído por outros produtos naturais como vinagre branco , bicarbonato de sódio e sabonete de Marselha ou sabonete preto.
2 Suco de limão para substituir a amônia
Este produto também está presente em nossas casas e geralmente é utilizado para desengordurar ou polir vidros. No entanto, para além de ser particularmente poluente, este ingrediente também pode ter efeitos nocivos para a saúde, desencadeando crises de asma e até afectando o nosso cérebro em caso de exposição prolongada.
Também neste caso você pode evitar a compra de amônia substituindo-a por ingredientes naturais com poder desengordurante como vinagre branco e suco de limão.
3 óleos essenciais em vez de purificadores de ar e purificadores de ar
Manter a casa com um cheiro fresco e limpo é o sonho de todos, mas este objetivo não deve ser alcançado à custa da nossa saúde. Os purificadores de ar costumam ser feitos com produtos químicos muito alergênicos e podem causar problemas respiratórios e irritação na pele.
Também não precisamos realmente desses produtos porque existem soluções naturais muito melhores, como óleos essenciais que podem ser difundidos em ambientes ou adicionados a produtos de limpeza doméstica ecológicos ou DIY.
5 Substitua o óleo de parafina por azeite
Utilizado para limpar móveis de madeira e dar brilho, esse óleo tem demonstrado sua possível toxicidade por ser um derivado do petróleo. Para evitar este perigo, basta molhar um pano em azeite ou terebintina e esfregar suavemente as superfícies de madeira.
6 Vinagre branco (também) para remover o ácido clorídrico
O ácido clorídrico, muito presente nos detergentes de loiça, é um produto que se utiliza principalmente para remover a sujidade mais persistente das superfícies graças ao seu grande poder descalcificante. No entanto, é uma substância química particularmente perigosa para a saúde porque, uma vez diluída em água, é muito volátil e por isso corremos o risco de inalá-la, expondo-nos a irritações das vias respiratórias.
Outro problema pode ser o contato acidental com essa substância corrosiva que pode pegar fogo e queimar a pele.
Melhor, como sempre, optar por soluções mais naturais, ainda que menos descalcificantes como o famoso vinagre branco !
Por fim, e como já deves ter adivinhado, o melhor para a nossa saúde é ir diretamente à manutenção ecológica e à utilização de produtos mais naturais. Definitivamente, isso exige um pouco mais de esforço e pesquisa, mas definitivamente vale a pena.