A maioria das pessoas que come uvas regularmente comete o erro de descartar e jogar fora as sementes pequenas. Pouca gente sabe, porém, que essa pequena parte da uva também é uma das mais ricas em nutrientes e benefícios para a nossa saúde: abaixo listamos os principais.
Antioxidantes . As sementes de uva são ricas em compostos fenólicos, como tocoferol e proantocianidinas, cuja ação antioxidante tem a capacidade de proteger o organismo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres. Além disso, são ricos em vitamina C e beta-caroteno.
Eles purificam o sangue . Graças aos antioxidantes, as sementes de uva ajudam a purificar o sangue, eliminando toxinas e outros resíduos. Essas sementes também promovem a circulação.
Câncer . Alguns estudos recentes associaram as sementes de uva a importantes propriedades antitumorais, capazes de combater os danos celulares causados pelos radicais livres.
Efeitos do tabaco . Tanto fumantes ativos quanto passivos podem se beneficiar com o consumo de sementes de uva. Sendo capazes de purificar o sangue, as sementes de uva são excelentes para expulsar todos os compostos nocivos que entram no nosso corpo através da fumaça do cigarro.
Antibacteriano e antiinflamatório . As sementes de uva são excelentes no tratamento de diversos tipos de infecções, graças a essas duas poderosas propriedades.
Envelhecimento prematuro . As proantocianidinas, compostos antioxidantes contidos nas sementes de uva, podem inibir a atividade de moléculas malignas, evitando o envelhecimento precoce da pele, órgãos, tecidos e células.
Pulmões . Graças às suas propriedades antibacterianas, anti-histamínicas e antialérgicas, as sementes de uva fortalecem e protegem os pulmões de infecções e outras condições que podem comprometer o seu funcionamento.
As sementes de uva podem ser consumidas em smoothies, sopas ou sobremesas, ou utilizadas no preparo de uma infusão. Algumas lojas de ervas vendem sementes de uva na forma de extrato ou cápsulas.