É nativa da América Latina e é um concentrado de nutrientes e compostos bioativos: a uciuva , também conhecida como espinheiro peruano , hoje é exportada para todo o mundo. A planta é utilizada há séculos na medicina tradicional e hoje a ciência confirma algumas de suas propriedades terapêuticas.
As uvas contêm ácidos linoléico e oleico, dois ácidos graxos essenciais que ajudam na sensibilidade à insulina e na oxidação da gordura. Também é rico em antioxidantes e flavonóides, que promovem a saúde cardiovascular.
Regula o açúcar no sangue. O amido e o açúcar são decompostos no corpo através de uma reação enzimática, um processo que pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo mostrou que as uvas podem inibir as enzimas responsáveis por esta reação.
Vermelhidão e inchaço. Algumas doenças e irritações podem causar vermelhidão e inchaço. Alguns estudos demonstraram que a uva atua de forma eficaz contra ambos os sintomas, pois é capaz de reduzir o impacto das proteínas que os causam.
Fígado e rins. Um estudo realizado no Egito mostrou que as uvas podem proteger os órgãos da degeneração dos tecidos. A saúde do fígado é muito importante, pois é o órgão responsável pela desintoxicação do corpo.