Muitos sabem disso, mesmo que poucos conheçam suas propriedades terapêuticas: a urtiga é uma planta comum e cheia de benefícios para a saúde . Para os nossos antepassados era um alimento, mas ao longo dos séculos o seu consumo foi praticamente eliminado.
Excelente fonte de fibra, esta planta ajuda a tratar muitas doenças respiratórias, dores de garganta, asma e alergias. Nos últimos anos, seus benefícios contra o aumento da próstata foram comprovados. Abaixo estão seus benefícios mais importantes.
Perfeito para a pele: Possui propriedades antibacterianas, adstringentes, nutritivas, estimulantes e purificantes. Consuma urtiga em forma de infusão ou compre seu óleo essencial.
Reduz o aumento da próstata: Alguns estudos recentes demonstraram a eficácia da urtiga na prevenção desta condição. As doses recomendadas são de 120 miligramas de raiz de urtiga por dia, para serem tomadas em cápsulas que podem ser adquiridas em lojas de ervas.
Trata problemas urinários e renais: Com ótimas propriedades diuréticas, a urtiga ajuda a expulsar todos os líquidos, acompanhada de bactérias.
Excelente para o cabelo: a urtiga pode impedir a queda do cabelo, prevenindo a formação de caspa e fortalecendo os folículos.
Ajuda a controlar o diabetes: Esta planta é muito eficaz para reduzir e equilibrar a glicemia.
Ajuda a controlar problemas circulatórios: A urtiga é anticoagulante e, por ser rica em clorofila, é excelente para regular a circulação sanguínea.