Embora tenha um odor bastante desagradável para muitos, este ingrediente natural pode oferecer grandes benefícios ao nosso corpo. O alho é usado principalmente na culinária, mas durante séculos tem sido um ingrediente fundamental na medicina tradicional de muitas culturas . Neste artigo listamos os benefícios do alho e explicamos por que ele deve ser consumido com o estômago vazio .
O alho é nativo da Ásia Central e tem sido usado na medicina alternativa desde o terceiro milênio aC na Índia e no Antigo Egito. Os benefícios do alho são conhecidos desde então e têm sido protagonistas de inúmeras crenças populares transmitidas de geração em geração. Alguns estudos científicos conseguiram demonstrar a veracidade de algumas dessas crenças.
Por exemplo, está cientificamente comprovado que o consumo regular de alho elimina bactérias do nosso corpo e que é um excelente antibiótico natural. O alho também é utilizado no tratamento de hipertensão , reumatismo, diarreia e cólicas causadas por parasitas, além de reduzir o cansaço físico e doenças nervosas.
Além disso, também é utilizado para estimular o apetite, auxiliar na digestão , evitar a acidez estomacal, ativar a circulação e proteger o coração , o fígado e a vesícula biliar.
Para melhor aproveitar as propriedades do alho, porém, ele deve ser consumido com o estômago vazio. É excelente para desintoxicar o corpo e, se consumido com frequência e por um longo período de tempo, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer , diabetes e outros problemas relacionados aos nervos e ao humor.
Durante o processo de cozimento, o alho perde algumas de suas excelentes propriedades. O enxofre contido no alho é o principal responsável pelo sabor particular do vegetal.