Estamos habituados a vê-las em quase todo o nosso campo, mas muitas vezes não conhecemos o seu potencial: as 5 plantas que listamos neste artigo têm propriedades e benefícios tão importantes para a nossa saúde que são consideradas verdadeiras plantas terapêuticas . Utilizadas há séculos em toda a zona mediterrânica, estas plantas também devem ser apreciadas pelos seus benefícios para a saúde.
Beldroega . É muito rico em ácido alfa-linoléico, uma gordura muito saudável. As folhas desta planta, também utilizada na culinária, são ricas em vitaminas A, C e E, além de enzimas regeneradoras, capazes de melhorar a saúde e a aparência da pele. Além disso, possui ótimas propriedades antiinflamatórias capazes de combater rugas e vermelhidão. Use folhas de beldroegas para temperar pratos ou saladas.
Dente de leão . As folhas desta planta são ricas em gorduras insaturadas (como a lecitina), que reduzem a depleção de neurotransmissores, frequentemente associada à idade. São ricos em vitamina B, muito eficazes na promoção das funções dos neurônios e na prevenção da demência e do Alzheimer. Além disso, por serem ricos em antioxidantes, ajudam a combater os efeitos dos radicais livres.
Erva-de-bico comum . Flores, folhas e sementes desta planta são frequentemente utilizadas na culinária. São ricos em minerais antienvelhecimento, capazes de impedir a queda dos cabelos. Além disso, os ácidos graxos e a vitamina C contidos em suas folhas fazem desta planta um excelente remédio para estimular a produção de colágeno.
Menta . As folhas de hortelã são um remédio muito eficaz no alívio de dores e queimações no estômago e problemas relacionados à digestão. Basta sentir o aroma para se sentir melhor imediatamente. A hortelã contém enzimas e óleos essenciais que relaxam os músculos do estômago, facilitando a digestão e prevenindo cólicas. Além disso, alguns compostos contidos na hortelã são excelentes para matar bactérias presentes no estômago.
Cebolinha . Muito utilizada na cozinha, essa planta traz muitos benefícios para a nossa saúde. A cebolinha promove a liberação de óxido nítrico, composto que relaxa os vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação e diminuindo a pressão arterial. Além disso, por ser rico em alicina, é excelente na prevenção de doenças cardíacas.