Como fazer óleo de alecrim e como usá-lo para curar o corpo

Os óleos vegetais são uma alternativa simples e eficaz para aproveitar os benefícios das plantas medicinais e aromáticas. Através dos oleólitos podemos usufruir destas propriedades através de um processo de maceração. O óleo de alecrim é usado há milênios justamente por suas propriedades curativas.

Sua capacidade de estimular a circulação sanguínea e o crescimento do cabelo faz do óleo de alecrim um excelente remédio para queda de cabelo. Além disso, por possuir propriedades anti-sépticas e antibacterianas, é ideal para tratar caspa, dermatite seborreica e outras doenças associadas à pele.

O óleo de alecrim também é um remédio eficaz contra dores musculares e articulares, um benefício para pernas cansadas e com excelentes propriedades umectantes e tonificantes. Pode ser usado como descongestionante respiratório e seu aroma também alivia o estresse.

Ingredientes: alecrim fresco ou seco, um óleo transportador (amêndoa, óleo ou girassol), um frasco de vidro hermético, um frasco com vidro opaco.

Desinfete bem os potes com álcool, depois lave bem a planta, retirando as partes em mau estado. Seque com papel de cozinha e coloque o alecrim no frasco. Despeje o óleo veicular até que a planta esteja completamente coberta.

Feche o pote, agite um pouco e deixe descansar em local fresco e escuro por 40 dias. Durante este período é necessário agitar o frasco a cada dois ou três dias. Passado o tempo predefinido, filtre e guarde no frasco de vidro opaco.