Os mirtilos trazem muitos benefícios para a saúde, que vão desde a redução do colesterol até a prevenção do câncer, da proteção renal à prisão de ventre. A seguir explicamos como plantar mirtilos em casa , para tê-los sempre à mão.
Em primeiro lugar é necessário escolher um local adequado, pois os mirtilos precisam de solo de qualidade e de muita luz solar. Este último criará todas as condições necessárias à fotossíntese, vital para o crescimento da planta.
O ideal é ter um jardim, mas até uma varanda basta. Deve-se considerar que a planta necessita de aproximadamente 1,8 metros de espaço de altura e aproximadamente 1 metro de largura.
Sugere-se plantar mirtilos no outono ou na primavera. A técnica de propagação mais simples para mirtilo e corte. Isso é feito através da utilização de pequenos galhos ou raízes.
Usando um vaso pequeno e solo com pH ácido, insira os galhos e raízes bem espaçados entre si. É preciso molhar o solo uma ou duas vezes por dia: é preciso mantê-lo sempre úmido.
Quando as mudas atingirem o tamanho médio deverão ser transferidas para um recipiente maior.
Depois de a planta ter crescido, recomenda-se podar regularmente, para permitir que os ramos mais fortes cresçam melhor.