A água de rosas é um produto versátil, que pode ser utilizado para solucionar diversos problemas estéticos devido às suas propriedades calmantes e equilibrantes. Antisséptica, adstringente, antiinflamatória e antioxidante, a água de rosas pode ser usada para fechar os poros, limpar a pele e combater os sinais de envelhecimento.
Mas antes de comprar em lojas especializadas, experimente preparar água de rosas em casa: é simples e permite ter um produto totalmente livre de produtos químicos. Abaixo explicamos como preparar água de rosas em casa .
Você vai precisar de: várias rosas, água destilada, gelo, um pote, um suporte de metal, uma tigela (para colocar dentro do pote para coletar a água de rosas) e um borrifador.
Em primeiro lugar, lave bem as rosas e retire as pétalas. Coloque um suporte de metal dentro do vaso, em seguida despeje as pétalas de rosa, deixando um espaço no centro do vaso para colocar a tigela, que após condensar conterá a água de rosas.
Despeje água na panela até que as rosas estejam completamente cobertas, tomando cuidado para não derramar água na tigela no centro da panela.
Cubra a panela com a tampa virada para baixo e deixe ferver. Assim que ferver, coloque alguns cubos de gelo sobre a tampa de cabeça para baixo e, em fogo baixo, continue fervendo tudo por 20-30 minutos. Se o gelo derreter, adicione mais – isso ajudará no processo de condensação que resultará em água de rosas.
Depois de 20-30 minutos as pétalas ficarão brancas: é hora de tirar do fogão, retirar a tigela cheia de água de rosas e deixar esfriar. Armazenar no frasco esterilizado.