Sansevieria é uma das plantas de interior mais populares e difundidas, pois é fácil de cuidar e ao mesmo tempo muito bonita e elegante . Conhecida por ser quase indestrutível, ainda requer alguns cuidados para produzir suas flores perfumadas características.
Nativa da África Ocidental, a sansevieria é vendida mundialmente como planta decorativa. Prefere locais claros, mas não expostos à luz solar direta e precisa de muito pouca água.
Uma das características da sansevieria é que ela pode ser propagada com muita facilidade e a floração pode ser estimulada com a mesma facilidade. Abaixo explicamos como fazer isso.
Propague sansevieria na água
Como muitas outras plantas domésticas, a sansevieria também pode ser propagada na água e por meio de estacas. A parte mais legal desse tipo de propagação é que você pode obter inúmeras plantas novas com apenas uma folha longa.
Para fazer estacas, basta cortar uma folha bem grande na base da planta, com uma faca esterilizada.
Corte a folha em pedaços de cerca de 5 a 6 centímetros, fazendo um corte horizontal.
Em seguida, coloque os pedaços de folhas em uma jarra cheia de água, com o lado cortado voltado para baixo. A água deve cobrir o pedaço de folha em cerca de um terço.
Coloque a jarra em um local bem iluminado e adicione um pouco de água de vez em quando. Troque a água completamente a cada 2 semanas.
Quando as raízes atingirem 2 centímetros de comprimento, você pode plantar a folha no solo e esperar que a planta cresça.
Fazendo flor de sansevieria
Para fazer a sansevieria florescer é necessário tomar alguns cuidados simples que vão desde a temperatura certa até a quantidade certa de fertilizante.
Sansevieria precisa de muita luz, mas não de luz solar direta. Embora a planta possa sobreviver mesmo em sombra parcial, a luz é essencial para a floração.
Esta planta tolera bem o calor, mas não o frio. Tente proteger a sansevieria das mudanças bruscas de temperatura e do frio extremo.
Para ter flores abundantes e perfumadas é imprescindível aplicar um fertilizante específico: pergunte ao seu viveirista de confiança.
No que diz respeito à água, a sansevieria é muito parecida com uma suculenta e por isso deve-se evitar regá-la com muita frequência. Evite molhar as folhas e, no inverno, regue apenas duas vezes por mês.