Limpe a chaminé sem subir no telhado. Este truque simples é suficiente para limpá-lo

Em geral, é aconselhável limpar a chaminé duas vezes por ano. Nesse caso, você pode fazer isso sozinho. Na verdade, existe uma forma simples e ecologicamente responsável de atingir este objetivo, sem ter que subir ao telhado.

Os truques da vovó salvam nossas vidas e vale a pena dizê-lo quando descobrimos uma forma natural de limpar a chaminé sem gastar um centavo. Veja como proceder com a simples ajuda de um ingrediente natural.

Para que serve o limpador de chaminés?

A limpeza da chaminé é necessária porque elimina cinzas e fuligem. Esta é uma ação essencial para prevenir incêndios e possível envenenamento por monóxido de carbono. A varrição também é imposta pelas autoridades municipais   duas vezes por ano para proprietários de lareiras, fogões a lenha e pastilhas, e uma vez por ano para quem possui caldeiras  . De acordo com a lei, a varredura deve ser realizada por profissional habilitado, que uma vez realizada a intervenção emite ao proprietário um certificado de varredura. Este último deverá ser mantido em vigor junto à sua seguradora em caso de incêndio.

A limpeza de chaminés é, portanto, acima de tudo uma questão de prevenção. Tenha em mente que uma chaminé entupida libera gases e vapores tóxicos potencialmente mortais. Quando a limpeza é efectuada de forma incorrecta, os resíduos resultantes da combustão dos materiais de aquecimento presentes na conduta de evacuação agravam o risco de incêndio e envenenamento.

No entanto, existe um método tradicional muito mais antigo que pode prolongar a vida útil do seu equipamento. Esta técnica envolve   o uso de cascas de batata secas para varrer a chaminé  .

Varrer naturalmente a chaminé com cascas de batata

Para fazer uma varredura natural e econômica, sem precisar subir no telhado, basta jogar as cascas de batata no fogo da lareira: um truque surpreendentemente eficaz para limpar a chaminé. O zinco contido na batata atua sobre a fuligem e evita que ela fique presa na chaminé  . É assim que:

  • Seque as cascas de batata longe da luz solar direta, de qualquer fonte de calor e de animais de estimação que possam ficar tentados a devorá-las.
  • Deixe-os ao ar livre por 24 a 48 horas. Eles precisam estar bem secos para queimar corretamente.
  • Você pode então colocar as cascas de batata no fogo da lareira.

Claro que este método não exclui que seja importante recorrer aos serviços de um limpa-chaminés profissional. Porém, depois de limpar a sua lareira desta forma, descobrirá que esta ficará muito mais limpa e que a combustão ocorrerá de forma mais eficiente.