Ricos em água, com pouquíssimas calorias, gorduras, hidratos de carbono e proteínas, as frutas e legumes sempre foram um elemento essencial da nossa alimentação. A sua importância nutricional reside na elevada quantidade de nutrientes que contêm: carotenos, vitaminas, sais minerais, cálcio, magnésio ou fibras, todos importantes para prevenir e tratar uma longa série de doenças que vão da diabetes à hipertensão, da prisão de ventre às dores de estômago.
Inchaço e pepinos . São amplamente utilizados na indústria cosmética e são muito ricos em propriedades. Os compostos antiinflamatórios presentes no pepino reduzem a vermelhidão e a irritação. Se colocados sob os olhos por 15 minutos, reduzem as bolsas. Rico em lignanas desintoxicantes, potássio e água, o pepino também é diurético e capaz de eliminar o excesso de líquidos, reduzindo o inchaço.
Cerejas e varizes . São uma condição que atinge grande parte da população: as varizes podem ser tratadas com cerejas. Os flavonóides contidos nesta fruta ajudam a fortalecer a força das veias, reduzindo a fragilidade dos capilares. As cerejas são ricas em proantocianinas, compostos antiinflamatórios que reduzem o inchaço e melhoram a circulação.
Cabelo e sementes de girassol . 60 gramas de sementes de girassol por dia fornecem ao nosso corpo quase toda a quantidade de vitamina E de que necessitamos. Esta vitamina é essencial para fortalecer os cabelos, evitando a queda. As sementes de girassol são ricas em cobre, mineral que melhora a elasticidade e a força dos cabelos, evitando a perda de pigmentação.
Pele de melão e melão . Essa fruta doce e saborosa é rica em vitaminas A e C, além de nutrientes capazes de amaciar e suavizar a pele, aumentando a velocidade de renovação celular e auxiliando na produção de mais colágeno. O melão é rico em betacaroteno, que reduz rugas e linhas de expressão.
Perca peso com mirtilos . Segundo pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), os compostos fitoquímicos presentes nos mirtilos reduzem o apetite. Comer um punhado de mirtilos antes das refeições pode reduzir a ingestão de calorias em 10%, acelerando o metabolismo e ativando a queima de gordura.