Lentilhas: reduzem o colesterol e a pressão arterial, dão energia e queimam gordura

As lentilhas , como as demais leguminosas, são parte fundamental da dieta mediterrânea Ricas em nutrientes, as lentilhas são importantes para a nossa saúde, pois nos ajudam a prevenir e tratar inúmeras condições de saúde.

São particularmente ricos em hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas de elevada qualidade, gorduras saudáveis ​​e um grande número de vitaminas (grupo B e ácido fólico) e minerais (ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio e selénio). Abaixo listamos os principais benefícios das lentilhas .

Constipação . Sendo muito rica em fibras, a lentilha ajuda-nos a regular o trânsito intestinal e a combater a prisão de ventre.

Diabetes . Esta leguminosa contém carboidratos completos, que são absorvidos lentamente pelo nosso organismo, além de fibras, que regulam os níveis de açúcar no sangue.

Coração . É um alimento recomendado para proteger o coração, graças à presença de ácidos graxos poliinsaturados e fibras, que ajudam, entre outras coisas, a diminuir o colesterol no sangue.

Esportes . As lentilhas são um excelente alimento para quem pratica exercícios regularmente, pois ajudam a fornecer energia por um longo período de tempo.

Anemia . Muito rica em ferro, a lentilha é recomendada para quem sofre de anemia. É aconselhável combinar o consumo de lentilhas com alimentos ricos em vitamina C (laranjas, tangerinas, morangos), o que facilita a sua absorção.

Antioxidante . O conteúdo de vitaminas A e E faz da lentilha um alimento antioxidante, o que ajuda a retardar o aparecimento de doenças degenerativas.

As lentilhas são um alimento ideal em caso de deficiência de ferro ou anemia , mas devem ser consumidas com alimentos ricos em vitamina C. Por isso sugere-se temperá-los com limão, ou consumi-los bebendo sucos cítricos, ou acrescentando frutas como morangos e kiwis à refeição.