Existem alguns alimentos que são definidos como “ superalimentos ” devido às suas extraordinárias propriedades nutricionais e terapêuticas. É o caso dos seguintes alimentos originários da América Latina, que podem melhorar a nossa saúde geral, garantindo ao nosso corpo muitos dos nutrientes de que necessita.
Quinua . Embora esteja presente nos supermercados há pouco tempo, a quinoa é consumida há milhares de anos no Peru. É rico em proteínas, contém nove aminoácidos essenciais e grandes quantidades de antioxidantes. Quinoa dá energia e melhora a resistência.
Uciúva . Esta baga amarela é rica em antioxidantes, fibras, vitamina B12 e compostos antioxidantes, que protegem o cérebro e previnem doenças como a demência senil e a doença de Alzheimer. Uciuva também pode ter efeitos na prevenção do câncer.
Raiz de maca . Dá energia e força e regula a produção de hormônios, restaurando também a libido tanto em mulheres quanto em homens. Esta raiz também pode ajudar a tratar furúnculos muito frequentes em mulheres na menopausa.
Xarope de Yacón . Este xarope doce extraído de um tubérculo pode fornecer energia sem aumentar os níveis de açúcar no sangue. É rico em probióticos que melhoram a saúde intestinal e melhoram a sensibilidade à insulina.