A maioria das pessoas joga fora a casca da cebola seca, sem saber que ela é rica em nutrientes e muito benéfica para a saúde.
A casca da cebola é rica em fibras, flavonóides, antioxidantes e vitaminas (A, C e E). Possui propriedades anticancerígenas, antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes.
De acordo com um estudo recente, a casca de cebola pode ser utilizada como ingrediente dietético devido à grande quantidade de fibras insolúveis que contém. Esta fibra ajuda a regular o trânsito intestinal, elimina resíduos tóxicos no cólon e mantém o pH do intestino em níveis ideais.
Outro estudo sublinhou a importância dos flavonóides contidos na casca da cebola, entre os quais encontramos a quercetina. Rica em propriedades medicinais, a quercetina ajuda a reduzir a pressão arterial, prevenir bloqueios nas artérias e reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
Uma ótima forma de consumir a casca de cebola é por meio de uma infusão. Para prepará-lo, basta despejar água fervente sobre a casca da cebola e deixar descansar por 15 minutos antes de filtrar e consumir.
A quercetina também tem efeito sedativo, que ajuda a dormir melhor.