Os tremoços pertencem à família das leguminosas e são parentes próximos das lentilhas , do feijão e do grão de bico. As propriedades e benefícios dos tremoços são muitos: são ricos em proteínas, fibras, vitaminas do grupo B e minerais essenciais. Abaixo listamos os principais benefícios do tremoço .
Proteínas . Os tremoços são uma excelente fonte de proteínas vegetais: têm mais do que trigo e grão de bico. Uma vez no corpo, essas proteínas se convertem em aminoácidos usados em todos os processos metabólicos do corpo.
Glúten . Estas leguminosas não contêm glúten e são um alimento recomendado para quem sofre de doença celíaca.
Fibra . Com 4,6 gramas de fibra por porção, o tremoço é um alimento recomendado para manter o trânsito intestinal ideal. A fibra insolúvel também nos faz sentir mais saciados e também nos leva a comer menos. A mesma fibra também é útil na regulação dos níveis de colesterol.
Diabetes . Essas leguminosas têm um índice glicêmico mais baixo do que outras. Os tremoços ajudam a retardar a absorção de açúcares no sangue, regulando os níveis de glicose.
Probióticos . Os tremoços têm efeitos benéficos no sistema digestivo, promovendo o crescimento de bactérias boas essenciais para uma boa saúde intestinal.
Hipertensão . São fonte de arginina, aminoácido que participa de diversos processos metabólicos e que tem efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos.