A abobrinha , composta por 95% de água, é quase isenta de calorias (15 calorias por 100 gramas) . No entanto, é muito rico em minerais e oligoelementos, como fósforo, potássio, magnésio e cálcio. Presente na nossa cozinha tradicional, sugerimos abaixo uma forma alternativa de preparar abobrinhas.
Seguindo a receita que descrevemos a seguir é possível preparar excelentes hambúrgueres de abobrinha , saborosos e deliciosos, permitindo-nos reduzir o consumo de carne. Usando as quantidades abaixo você pode preparar aproximadamente 6 a 8 hambúrgueres.
Você vai precisar de: 2 abobrinhas médias (peso total aproximadamente 450 gramas), 50 gramas de queijo parmesão em pó, 50 gramas de pão integral ralado, meio dente de alho moído, uma colher de cebola moída, uma colher de chá de pimenta malagueta, 1 ovo inteiro, sal e pimenta a gosto.
Descasque e rale as abobrinhas, colocando-as num passador para libertar o máximo de água possível. Colocamos as abobrinhas num recipiente e juntamos o parmesão, o pão ralado, o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Misture bem até que todos os ingredientes estejam integrados.
Em outro prato batemos o ovo e reservamos também um pouco de pão ralado. Pegue uma porção da massa e molde uma almôndega, coloque no ovo e na farinha de rosca. Repita com as outras porções (serão aproximadamente 6-8 no total). Por fim, a “almôndega” é esmagada para dar o formato de um hambúrguer.
É possível cozinhar os hambúrgueres de abobrinha numa frigideira com um pouco de óleo ou, numa alternativa mais saudável, assá-los.