O nome dado a esta planta medicinal, Salvia officinalis , vem do latim “salvare” e refere-se às suas incríveis propriedades terapêuticas. Amplamente utilizada na cozinha, esta planta é utilizada há milhares de anos para tratar dezenas de problemas de saúde, e a seguir explicamos o porquê.
A forma mais comum de preparar a sálvia para usos terapêuticos é, sem dúvida, na forma de infusão, mas óleos essenciais e cápsulas são comercializados para serem utilizados também de outras formas.
A salva possui propriedades adstringentes, antiinflamatórias e anti-sépticas, por isso é recomendada para o tratamento de diversos problemas de saúde . Abaixo listamos alguns deles.
Sage é excelente para acalmar dores menstruais e também ajuda a aliviar sintomas como irritabilidade e retenção de líquidos. Antiespasmódico, a sálvia também é usada para aliviar os sintomas da menopausa.
Vários estudos atribuem propriedades interessantes à sálvia para melhorar a memória e prevenir o Alzheimer. A planta é recomendada para aliviar o cansaço mental e a apatia.
Possuindo propriedades cicatrizantes e desinfetantes, a sálvia pode ser aplicada em feridas, picadas de insetos ou úlceras orais. Devido às suas propriedades anti-sépticas e adstringentes, pode ser utilizado como antiinflamatório oral.
Sage também pode aliviar a diarreia e reduzir a inflamação intestinal. Possui propriedades digestivas que estimulam a produção de bile.